Game of Thrones 5ª Temporada: Mudanças dos livros no episódio de estreia

Game of Thrones deve se afastar cada vez mais de As Crônicas e Gelo e Fogo conforme os acontecimentos da série ultrapassam os dos livros. Winds of Winter segue em previsão de publicação, apesar de George R. R. Martin querer terminar o livro antes da 6ª temporada.

Isso sem falar das mudanças necessárias para adaptação, uma vez que a série dispõe de apenas 10 episódios por temporada para condensar livros com centenas de páginas.

Confira algumas das principais diferenças entre a saga de Martin e o episódio de estreia da 5ª temporada:

1. Profecia de Maggy, a Rã

Game of thrones 5 temporada s05e01 cersei jovem

Uma parte importante da profecia mostrada no início do episódio não foi proferida. Além de afirmar que seus filhos seriam coroados, porém mortos e que Cersei seria deposta por uma rainha mais jovem e bela que tomaria tudo o que ela tem de mais precioso, Maggy também alertou sobre o fim de Cersei:

E quando as vossas lágrimas vos afogarem, o valonqar enrolará as mãos na vossa pálida garganta branca e estrangular-vos-á até vos roubar a vida.

Valonqar é uma palavra em Alto Valiriano que significa “irmão menor”.

Até o momento, as profecias têm se cumprido na vida de Cersei e podem ter influenciado muito da construção da personagem, podendo explicar sua paranoia pela segurança de seus filhos, seu ciúme de Margaery Tyrell e sua desconfiança de Tyrion.

2. Varys vai a Meereen

Game of thrones 5 temporada s05e01 varys tyrion

Nos livros, Varys não vai para Meereen com Tyrion. Ao invés disso, depois de ser recebido por Illyrio Mopatis, Tyrion é enviado para conhecer dois novos personagens: Jon Connington e Aegon Targaryen.

Ao contrário do que sempre acreditou, Daenerys não é a única Targaryen viva. Aegon, filho de Rhaegar, foi secretamente salvo de Porto Real. Ou pelo ao menos é isso o que ele alega.

Esta mudança significa que o suposto Aegon não será mostrado na série?

3. Jaime & Cersei

Game-of-thrones-5-temporada-s05e01-cersei

Jaime parece ainda não saber da infidelidade de Cersei. Nos livros, Tyrion diz à Jaime que Cersei dormia com outros homens. Isso causa uma rixa entre os gêmeos, uma vez que Jaime sempre se manteve fiel a Cersei.

A briga entre os dois é particularmente importante porque quando Cersei se vê em apuros mais tarde, ela apela pela ajuda de Jaime, que se recusa a ir ao seu socorro.

4. Morte de Mance Rayder

Game of thrones 5 temporada s05e01 jon snow mance ryder

Na série, Mance parece realmente morto enquanto nos livros ele é salvo com uma ajudinha do Senhor da Luz. Originalmente, Mance é substituído por outro selvagem, o qual havia adquirido suas feições através de um feitiço de Melisandre.

5. Vale

Game of thrones 5 temporada s05e01 sasa petyr baelish

O que está acontecendo no Vale? Ainda é cedo para saber exatamente como as histórias de Brienne e de Sansa irão se desenvolver, uma vez que Lady Stoneheart, que desempenha um papel importante na trajetória de Brienne, não deve aparecer na série, enquanto os principais acontecimentos relacionados à Sansa já foram mostrados.

Notou mais alguma mudança interessante? Compartilhe nos comentários!

Fonte: Wetpaint


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro é co-fundadora, editora-chefe, redatora e gerente de comunidades do Geekdama. Com formação em Comunicação Social e Cinema Digital, além de especializações em Marketing e Jornalismo Digital, Kelly supervisiona a produção de conteúdo do portal. Em 2022 foi uma das selecionadas no programa Aceleradora de Comunidades da Meta.

Últimas