Mangaká Junji Ito opina sobre arte gerada por IA

O impacto da inteligência artificial (IA) na transformação da sociedade começa aos poucos a ser compreendido. A era digital em que nos encontramos tornou-se uma história de terror moderna para artistas profissionais que testemunham tecnologias de IA passarem de uma diversão inofensiva a ferramentas que copiam e vendem sua arte sem permissão.

No meio dessas polêmicas, o lendário mangaká de terror, Junji Ito está se sentindo um pouco perturbado pela arte gerada por IA imitando seu estilo.

Em uma entrevista recente ao site japonês de videogames 4Gamer, o autor falou sobre seu medo de que os mangás acabem sendo desenhado com tecnologia de IA e que, apesar da arte criada por IAs careça de originalidade, ela pode um dia “fazer” algo melhor do que suas próprias criações.

“Fundamentalmente, não acho que os medos das pessoas tenham mudado muito com o tempo. Por outro lado, sempre tenho o desejo de criar algo novo e assustador. É como se algo que você não achava que tinha medo antes de repente se tornar assustador.

Uma vez desenhei um mangá chamado Uzumaki. O padrão natural de redemoinho e o medo estão conectados, e o padrão de redemoinho que era visto casualmente até então se torna assustador. Dessa forma, gostaria de criar uma história em que o inesperado se torne assustador antes da IA.”

Quando perguntado se ele acredita que o gosto dos leitores atuais de mangás de terror evoluiu das misteriosas espirais desenhado à mão de Uzumaki para obras geradas por máquinas, Ito disse que os leitores preferem o primeiro por causa de seus elementos humanos.

“Ao contrário dos velhos tempos, existe uma palavra ‘hitokowa’ [‘desmascarar’]. No sentido de que as pessoas têm medo do lado psicopata dos humanos, sinto que essa tendência é mais forte do que costumava ser.

Porém, não categoriza nem verbaliza o medo, então tem coisas que não entendo bem. Se eu puder analisar essas partes, posso incorporar essas tendências ao meu trabalho e criar algo que venda.”

E então? Acha que Junji Ito está certo? Possui uma opinião diferente sobre a arte de IA? Conta pra gente nos comentários!

Fontes Kotaku


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Lucas Fonseca
Lucas Fonseca
Estudante de jornalismo, aspirante à cosplayer, amante da sétima arte e entusiasta de games de luta desde que jogou Tekken 3 pela primeira vez. Apaixonado por quadrinhos, mangás e animes e Detetive Espiritual nas horas vagas.

Últimas