O contraste entre Rick e Negan: É melhor ser temido ou amado?

ATENÇÃO: Contem spoilers até a edição 116 dos quadrinhos de The Walking Dead.

No livro, “O príncipe”, Maquiavel cravou: “As duas vocações são necessárias; mas, como é difícil ser as duas coisas ao mesmo tempo, é muito mais seguro ser temido do que amado…”. Baseando-se apenas nesse trecho, seria possível afirmar, que de certa forma, Negan teria uma vantagem contra Rick.

É evidente o contraste na maneira qual Rick e Negan edificam o seu poder. Sendo que o primeiro tem a admiração de seus liderados, e mesmo ele não querendo tomar decisões importantes, é sempre ele que as pessoas buscam, como na sua crise existencial após a morte da Lori e Judith; e o segundo possui o medo, enfatizado pela cena na qual Negan esquece Lucille no caminhão, e um homem vai devolvê-la, é possível ver o terror em sua face, após Negan “brincar” com ele. Respectivamente, o primeiro ascendeu ao poder por acreditar no que é certo, por tentar ser sempre constante em suas atitudes, pela sua integridade moral; o segundo deve ter ascendido pela sua crueldade e perspicácia estratégica acima de qualquer outro.

No capitulo no qual a questão de ser amado ou temido é discutida, Maquiavel apresenta vários argumentos e aspectos da natureza humana, mais complexos e densos do que a simples frase citada acima. Dentre eles, o principal erro cometido por Negan: “Contudo, o príncipe deve fazer-se temer, de maneira que se lhe for impossível fazer-se amar, que evite o ódio, porque ser temido e não ser odiado podem coexistir perfeitamente. Isso ele conseguirá desde que se abstenha de apossar-se dos bens de seus cidadãos, de seus súditos e de suas mulheres.”

The walking dead 120

Com o apocalipse zumbi, Negan pode ter sido um dos poucos que percebeu que poderia reerguer a civilização a sua maneira, e com seu armamento, homens e capacidade de liderança, provavelmente o único que conseguiu realizar seus planos. Porém cometeu um grave erro; sucumbiu à tentação de se apoderar das mulheres de seus súditos, mesmo de forma não obrigatória, mas apoderou-se.

Negan se mostrou cruel quando necessário, como a retaliação de Glenn pela ação de Rick, e utilizando também da clemência com moderação, como a decisão de não fazer nada a Carl quando ele matou alguns de seus homens, temendo adquirir ainda mais o ódio de Rick, de forma que tornasse a convivência insuportável; e voltou a mostrar que tinha a intenção de usar da crueldade para com Rick após o seu ataque frustrado. Algo que é analisado no mesmo capitulo de “o príncipe”.

The walking dead 122

E Rick não é apenas amado por seus liderados, ele já mostrou que deve ser temido também; em outras oportunidades utilizou da crueldade, como o ataque ao grupo de canibais e aos próprios salvadores, que teve como consequência a morte do Glenn. Evidentemente, mostrando que Rick possuí ambas as características citadas no inicio do texto.

E o que parecia ser uma vantagem de Negan, talvez acabe como desvantagem; mesmo com a “reviravolta” no final da edição 115, que deveria ter como base o temor do alto do morro aos salvadores ou alguma chantagem; e mesmo que ele tenha qualquer outra carta na manga; provavelmente, com a “Guerra Total”, o motivo da ruína de Negan seja Dwight.


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Emerson Grizotes
Emerson Grizotes
Um quase químico, que entre um cristal e uma bomba tenta ser escritor, quando não é um zumbi universitário. Acesse: https://obosquenodeserto.wordpress.com/

Últimas