Dissecando The Walking Dead: Scott Gimple fala sobre o passado de Michonne e os novos laços entre Rick e Carl

ATENÇÃO: Contém spoilers do 9º episódio da 4ª temporada de The Walking Dead.

A 4ª temporada de The Walking Dead retornou com o primeiro de seus oito últimos episódios no último domingo dia 9 de fevereiro. Em “After”, vemos um foco no desenvolvimento de cada personagem, agora que todos estão separados.

E o episódio desta semana foi centrado em Rick (Andrew Lincoln) e Carl (Chandler Riggs), que ainda estavam digerindo a perda da prisão e a morte de Hershel (Scott Wilson) e (será?) Judith. Rick, gravemente ferido e abatido, segue atrás de seu filho, que está furioso pela culpa de seu pai pelas perdas.

A dupla encontra abrigo em uma casa abandonada e logo em seguida Rick desmaia. Com seu pai fora de ação, Carl sai em busca de comida – em um esforço para provar que ele pode cuidar de si mesmo. Contudo, o que ele descobre é que as lições de seu pai são indispensáveis e após várias situações de risco, ele consegue retornar. E Rick, sem ter percebido que seu filho desejou sua morte, afirma que Carl é agora um homem.

Enquanto isso, Michonne (Danai Gurira) está se virando sozinha e abatendo zumbis a torto e a direito. Ela usa novos “pets”, zumbis amarrados, sem mandíbulas e braços, para se disfarçar entre as hordas. Exausta e sozinha, Michonne relembra de sua vida antes do apocalipse e seu passado finalmente é revelado!

O passado de michonne
O passado de Michonne, edição especial.

O episódio, escrito pelo criador da franquia e roteirista dos quadrinhos, Robert Kirkman, faz paralelo com A História de Michonne, uma edição especial publicada em 2012 que mostrou o namorado da espadachim, Mike, e seu melhor amigo, Terry. A diferença na adaptação para a TV é que Michonne tem um filho. Isso explica o porquê da personagem ter chorado ao segurar Judith.

O episódio termina quando Michonne decide seguir dois pares de pegadas e chega na casa onde Rick e Carl estão. O site The Hollywood Reporter foi falar com o showrunner da série, Scott M. Gimple, para dissecar o episódio e falar um pouco do que vem a seguir.

 

Você é um fã de longa data dos quadrinhos e esse episódio, mais do que qualquer outro, contém muitos momentos semelhantes. É algo que você já planejava fazer a muito tempo?
É basicamente a edição 50 dos quadrinhos, com pinceladas da edição 49. Essa é uma edição bem coesa, com um início, meio e fim. Sempre tive em mente, mesmo antes de começar a ser showrunner. Estávamos apenas esperando o momento certo. Entrando nesta temporada, eu sabia que estrutura teríamos e sabia também que queria ter este episódio como abertura da metade da temporada. Eu sabia que a história seria com Rick e Carl nos primeiros cinco episódios, e apesar de ter vários momentos icônicos dos quadrinhos, há também muita coisa inventada para a série. Eu sabia que tudo isso seria uma forma muito legal de fazer o paralelo com os quadrinhos. Foi um exemplo de uma história que se distanciou e voltou ao original.

The-walking-dead-hq-50
Edição 50 dos quadrinhos de The Walking Dead.

Parecia que Rick não sobreviveria a este episódio. Uma clara referência aos quadrinhos. Podemos esperar mais momentos de destaque dos quadrinhos sendo adaptados para esta segunda parte da temporada?
Certamente, mas em contextos diferentes. Kirkman escreveu este episódio e apesar de ter publicado o equivalente dos quadrinhos a muitos anos atrás, há vários novos pontos de vista a serem abordados que foram adicionados. Quando Greg Nicotero estava dirigindo o episódio, ele adicionou vários quadros dos quadrinhos para as filmagens. E há outros quadros sendo adaptados ao longo desta temporada.

Agora Rick considera Carl um homem. Quais as mudanças podemos esperar no relacionamento entre eles? Rick vai tratar seu filho como um igual?
Não apenas eles se entenderam emocionamente, mas também onde eles se situam no mundo. Sem qualquer proteção, Rick tem que tratar Carl como um igual. Quando eles estavam em busca de suprimentos, eles eram equivalentes. De certa forma, Carl estava até a frente de seu pai, por ele estar debilitado. De agora em diante eles serão muito mais parceiros do que pai e filho.

Carl-grimes-the-walking-dead-4a-temporada

Carl desabafou longamente enquanto Rick estava inconsciente, culpando-o por tudo que aconteceu. Rick ouviu que seu filho desejou sua morte?
Muitos sentimentos foram expostos sem a necessidade de palavras. Havia tanta tensão que eu acho que Rick conseguia sentir o ressentimento. Quando Carl disse que ficaria bem se ele morresse, ele não desejou isso de verdade, apenas desabafou em um momento de raiva e indignação. E dava para sentir isso. Rick sabia disso antes mesmo de desmaiar.

No momento Rick e Carl estão assumindo que Judith não sobreviveu ao ataque da prisão, além da culpa pela morte de Hershel. Como será o luto de Rick desta vez?
Há um bom ponto aqui. É uma situação bem diferente, para todos os personagens. Antes eles não podiam se dar ao luxo de ficar de luto. Eles estavam em constante perigo. A prisão foi um lugar em que eles encontraram a segurança que permitiu que eles voltassem a ser pessoas de verdade e ter um momento para lamentar os mortos. Haverá momentos assim nos novos episódios, mas a questão principal será a sobrevivência, o que torna esses momentos de luto muito mais intensos. E também faz com que os bons momentos fiquem ainda melhores – como o sorriso de Rick ao ver Michonne no final.

The-walking-dead-4-temporada-michonne

Descobrimos também o porquê de Michonne ter chorado quando segurou Judith. Ela tinha um filho.
Em alguns aspectos, esta é uma história complementar àquela da primeira parte da temporada, em que vimos Michonne em busca do Governador, mesmo sabendo que ela não o encontraria. Ela estava fazendo isso para se manter afastada das pessoas. E quando ela finalmente resolve se aproximar, todos se vão, inclusive Hershel. Começamos este episódio mostrando como ela está lidando com a perda de Hershel, a prisão e tudo que ela construiu. Ela considerou isso como um aviso, tipo “Eu estava certa, não dá para se aproximar das pessoas, senão você vai se machucar. Perdi Andrea e agora perdi todas aquelas pessoas, então esqueça. Eu estava no caminho certo. Deixa eu pegar uns zumbis novos de mascote e voltar a andar pelo mundo sozinha, porque é assim que vou ficar emocionalmente segura”.

Ela estava se sentindo assombrada pelos seus sonhos, mas mais importante, ela percebeu que seguir por este caminho a tornaria uma pessoa morta. Ela estava andando entre os mortos e praticamente morta por dentro e ela não conseguiu fazer isso. Ela percebeu que não poderia voltar a ser uma pessoa morta por dentro e se isolar novamente. E neste momento incrível, ela rejeitou a morte e escolheu viver. Foi um momento de ação purificadora, uma das coisas que mais gosto nessa série, o encontro de ação e emoção, explodindo ao mesmo tempo, alimentando um ao outro e tendo todo um significado.

E como a perda temporária de sua nova família mudará sua trajetória, agora que sabemos quão importante eles são para ela?
Veremos mais momentos assim. Descobriremos mais sobre Michonne e ela vai se ligar a Rick e Carl como se fosse uma família.

Imagens-the-walking-dead-4a-temporada-rick-03

Agora que Rick e Carl reencontraram Michonne, o que farão a seguir? Quando Rick melhorar eles vão em busca do restante do grupo? Tentar viver como uma família naquela casa?
Não posso revelar tanto, mas as respostas virão muito em breve.

Como você descreveria o restante da temporada? Veremos o passado de outros personagens?
Haverá flashbacks, mas não muitos. Dito isso, os personagens que estão separados terão focos diferentes. Alguns serão abordados mais profundamente, mas não tanto quanto foi no episódio 9. No final desta temporada saberemos muito mais dos personagens e teremos uma boa ideia de quem eles foram antes de tudo isso.

O que você pode falar sobre o próximo episódio? Quem será o foco?
O episódio da próxima semana terá uma estrutura muito legal, que não nos deixa com apenas um foco. Haverá muitas respostas na semana que vem – pelo menos para algumas das principais perguntas. Teremos uma grande resposta e vários pares que ainda não foram vistos, com histórias a serem desenvolvidas. Foi tudo embaralhado. O episódio desta semana foi um daqueles momentos da série em que contamos histórias diferentes dos quadrinhos apenas para voltar exatamente no ponto original, é muito divertido de fazer. Eu adorei a quantidade de histórias que teremos no próximo episódio. Eu adorei a estrutura e variedade que teremos no próximo episódio. Há realmente várias respostas no próximo episódio. Não todas, mas algumas das principais!

 

O que você achou do retorno de The Walking Dead? Para onde Rick e os outros irão a seguir? E quanto ao restante dos sobreviventes? Comente conosco!


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Fausto Gabiou
Fausto Gabiou
Escrevi no Geekdama sobre The Walking Dead e outras coisas por mais de dez anos. Atualmente minhas publicações são feitas em meu perfil oficial, Fábio Augusto. "We are surrounded by the dead. We're among them and when we finally give up, we become them! Don't you get it? WE ARE THE WALKING DEAD!"

Matérias relacionadas