The Walking Dead 5ª Temporada: Análise do 4º episódio, “Slabtown”

SPOILER ALERT: Este artigo contém spoilers do 4º episódio da 5ª temporada de The Walking Dead, “Slabtown”.

O 4º episódio da 5ª Temporada de The Walking Dead, “Slabtown”, finalmente revela o que aconteceu com Beth Greene após ser sequestrada ou resgatada, como queiram, no 13º episódio da 4ª Temporada da série, “Alone”.

O arco dos canibais se encerrou com o grande grupo sendo segmentado novamente, Rick permanecendo na Igreja a espera de Daryl e Carol, e Abraham seguindo seu caminho rumo a Washington.

Onde está Beth?

The-walking-dead-s05e04

O episódio começa com Beth despertando em uma cama de hospital, desorientada e reticente em um primeiro momento. Logo em seguida aparecem dois novos personagens, o Doutor Steven Edwards e uma policial chamada Dawn Lerner, que revelam que Beth está no Hospital Grady Memorial, em Atlanta, e foi resgatada pelos policiais liderados por Dawn.

Quem é a policial Dawn Lerner?

The-walking-dead-s05e04-dawn-lerner-dr-edwards

Todo e qualquer campo de sobreviventes tem ou deveria ter um líder, teoricamente. Dawn Lerner é a pessoa que dá as cartas no Hospital Grady Memorial. Quando o apocalipse começou quem tomava conta do local era um homem chamado Hanson, que posteriormente enlouqueceu e assim Dawn assumiu as responsabilidades do lugar, criando assim uma espécie de manual de conduta, com regras próprias e condições pré-estabelecidas.

Quem é Noah?

The-walking-dead-5ª-temporada-tyler-james-williams-noah

Personagem interpretado pelo ator Tyler James Williams, é um dos habitantes do Hospital Grady Memorial. Noah já está ali há mais ou menos um ano, quando foi resgatado por Dawn. Noah comenta que estava com seu pai, que também poderia ter sido salvo, mas Dawn o ignorou, possivelmente pensando que seria mais fácil dominar um jovem do que um adulto, fisicamente e ideologicamente falando. Noah se mostra simpático com Beth desde o primeiro momento e está decidido a fugir daquele local porque sabe que o comando de Dawn é apenas uma fachada, escondendo coisas que acontecem ali. Noah também assumiu a culpa por um erro cometido por Beth durante o episódio, erro causado pelo Dr. Edwards, que propositalmente deu orientações erradas a Beth em relação a uma determinada ação que deveria ser executada.

Como são as regras do hospital?

The-walking-dead-s05e04-gorman-beth-greene

Basicamente os policiais do Hospital Grady Memorial tem como função resgatar sobreviventes nas ruas para que possam se tornar novos membros do lugar. Só que há uma imposição muito clara nesse sentido, é algo como:

Nós te salvamos, agora automaticamente você está em dívida conosco. Você terá uma função aqui e a cumprirá para retribuir o que fizemos por você.

Pode parecer uma troca justa em um primeiro momento, porém quando não se quer permanecer naquele determinado lugar, acaba se tornando uma espécie de prisão, porque você de uma forma ou de outra sempre ficará devendo a seus ‘benfeitores’. Para esclarecer, a questão é a seguinte: Você foi resgatado, então automaticamente você está em dívida com quem lhe salvou. Você permanece no hospital para trabalhar e pagar sua dívida, mas nesse meio tempo você tem uma cama para dormir, comida para comer e proteção policial, ou seja, todos esses “serviços prestados” serão cobrados, o que gerará uma nova dívida irreversível. Para resumir, você não é mais livre.

Outra questão envolvendo as diretrizes do local, essa mais obscura ainda, é que a policial Dawn usava as mulheres habitantes do hospital como uma espécie de moeda de troca por proteção policial. Sim, ela literalmente permitia que as mulheres fossem estupradas pelos policiais que ali estavam, porque com certeza nada era consensual, em troca da proteção para todos. Ela fala que sacrifícios tem que ser feitos por um bem comum maior. Em um momento do episódio é citado que uma mulher chamada Joan estava desaparecida, mas na verdade ela tentou fugir porque cansou daquela situação. Joan foi mordida, teve seu braço amputado pelo Dr. Edwards e isso se torna mais macabro pois o que transparece é que a vida de Joan em si não é tão importante, mas se ela morresse, seria uma moeda de troca a menos, talvez por isso Dawn tenha feito tanta questão de salvá-la.

Citação de Joan:

Deve ser mais fácil fazer um acordo com o Diabo quando não se está pagando o preço

Beth consegue segurar um episódio inteiro sozinha?

The-walking-dead-s05e04-beth-greene-02

“Slabtown” tem uma vibração diferente comparando com os três episódios anteriores, mas seguramente manteve o bom nível da série e nos mostrou como Beth ainda pode ser uma personagem importante para a trama principal, visto que na última cena do episódio Carol aparece chegando desacordada em uma maca, corroborando a teoria que aconteceu algo muito sério com ela e Daryl no caminho até o Hospital Grady Memorial. Qual a opinião de vocês? O episódio focado na Beth conseguiu manter as expectativas altas?

Qual a opinião de vocês em relação aos fatos ocorridos no Hospital Grady Memorial? O que acontecerá com Carol? O personagem misterioso que voltou a Igreja com Daryl era realmente Noah? Deixem suas opiniões nos comentários.


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Fernando Floriano
Fernando Florianohttps://www.arkade.com.br/author/fernando_floriano/
Você pode entrar em contato comigo por meio do Twitter: @ferflorianoo ou pelo e-mail: [email protected] / Find me at https://www.arkade.com.br/author/fernando_floriano/

Últimas