The Walking Dead 5ª Temporada: Análise do 13º episódio, “Forget”

SPOILER ALERT: Este artigo contém spoilers do 13º episódio da 5ª temporada de The Walking Dead, “Forget”.

O 13º episódio da 5ª Temporada de The Walking Dead, Forget, é focado na continuidade da adaptação do grupo em Alexandria.

Nesse episódio ocorreram diversas adaptações da HQ e algumas questões começam a surgir de forma mais evidente, entre elas o fato de que Rick poderá ser o novo “vilão” da série e a perspicácia de Carol em cumprir seus objetivos. Além de um Daryl finalmente baixando a guarda e tentando se adaptar a seu pseudo novo lar.

A análise descritiva do episódio Forget não seguirá necessariamente a ordem cronológica dos acontecimentos. Deixe nos comentários suas percepções pessoais.

Os conflitos internos de Sasha

The-walking-dead-s05e13

O episódio começa mostrando Sasha à noite. Inquieta e sem conseguir dormir, ela observa algumas fotos de pessoas aparentemente felizes, talvez amigos ou familiares, em porta retratos distribuídos no cômodo de sua nova casa em Alexandria. Com uma feição fechada, ela parece incomodada com algo. Na primeira hora da manhã, ela se dirige a Olívia em busca de seu rifle, já que iria sair através dos portões da comunidade. Olívia se diz acostumada com o fato de acordar cedo e pede a Sasha que, caso ela cace um javali, lhe dê uma perna do animal, pois ela faria um prosciutto, uma espécie de presunto curado a seco, envelhecido e temperado, costumeiramente fatiado e servido sem cozimento.

Sasha-weapon-room-forget-the-walking-dead

Enquanto Olívia comenta que fazia tal processo antes do apocalipse, Sasha arregala os olhos e direciona sua visão para baixo, de certa forma consternada com um assunto tão banal. Nessa parte inicial já percebemos que Sasha pode não estar se adaptando tão bem a Alexandria. Depois de tanto tempo vivendo diariamente apenas para sobreviver e após perder o namorado e o irmão, uma conversa superficial, porém normal, parece incomodá-la muito. Ela sai de Alexandria e busca um campo relativamente aberto onde poderá praticar sua pontaria, ou simplesmente descarregar sua raiva. Sasha tira de sua bolsa os porta retratos e os posiciona em cima de alguns tocos de árvores.

Ela atira repetidas vezes nos alvos e após cada disparo olha para os lados como se estivesse desconfiada, perturbada ou qualquer outro status do gênero. Em alguns disparos ela ouve o som de zumbis, como se estivesse atirando neles. A cena antes dos créditos iniciais termina com Sasha sentada em um dos tocos de madeira deferindo a seguinte frase: “Come get me”, que significa: “Venha me pegar”. Na minha visão esse recado para o ambiente foi um simbolismo, tal frase pode trazer diversas interpretações, a minha foi que ela está preparada para qualquer coisa dentro desse mundo de caos e que não tem mais nada a perder, fato que a torna forte.

Precaução, desconfiança ou motim?

The walking dead 5 temporada s05e13 rick daryl carol

Na cena inicial, depois dos créditos, vemos Rick, Carol e Daryl confabulando sobre como conseguirão pegar algumas armas do estoque de Alexandria. O tom da conversa é que o restante do grupo deve tentar se acostumar com o local e a rotina, mas que o trio deve manter-se atento acima de tudo. Carol menciona que pode destrancar a janela que dá acesso a sala das armas e Rick comenta com um tom de resignação que os habitantes de Alexandria são as pessoas mais sortudas que ele conheceu, mas com ironia de certa forma, pois parecem viver uma utopia em meio ao caos.

The walking dead 5 temporada s05e13 daryl rick carol

Rick menciona que todos esses fatos discutidos entre eles deveriam ficar apenas entre os três. Quando um zumbi se aproxima, Carol dá diversos tiros em seu peito e depois finaliza-o com um disparo certeiro na cabeça. Como todos perceberam, Carol está interpretando o papel de mulher frágil e voltar com um pente vazio é uma ótima forma de corroborar sua inabilidade com armas. O zumbi que se aproximava tinha um “W” marcado em sua testa, outra referência aos Wolves, misterioso grupo que provavelmente foi o causador de toda a tragédia em Shirewilt, comunidade do Noah que nos foi apresentada no episódio What Happened and What’s Going On.

The walking dead 5 temporada s05e13 zumbi wolves

Michonne olha-se no espelho vestindo uma farda policial, então Rick aparece e questiona a funcionalidade e seriedade de tais cargos, afinal, eles recém chegaram e já receberam funções importantes dentro da comunidade. Michonne comenta que tal fato poderia ser uma jogada de Deanna, pois assim ela os controlaria de certa forma e por sua vez, eles controlariam os outros habitantes de Alexandria. Michonne não fala negativamente, mas evidencia a inteligência de Deanna. Rick se mostra desconfiado, pois tudo está muito fácil e isso parece incomodá-lo, assim como incomoda Sasha.

A jornada de adaptação de Daryl

The walking dead 5 temporada s05e13 daryl aaron

Fora de Alexandria, Daryl anda pela mata quando percebe a presença de alguém. Era Aaron, que estava mata adentro. Aaron se impressiona com o fato de Daryl saber diferenciar um humano de um zumbi só pelo som emitido e pergunta se ele sabe diferenciar uma pessoa boa de uma ruim, tentando trazê-lo para seu lado, e obviamente, evidenciando que é uma boa pessoa. Daryl questiona se Aaron o estava seguindo, ele prontamente responde negativamente e se convida para ir junto com Daryl durante sua caça. Daryl concorda com um tom de “Tanto faz, contanto que você não me atrapalhe”.

Eles veem um cavalo que Aaron vinha tentando capturar há meses, seu nome é Buttons, nome dado por uma criança de Alexandria que o viu correndo perto dos portões da comunidade. Aaron comenta que ele e Eric tentaram pegá-lo várias vezes, mas que não conseguiram. Daryl pega uma corda com Aaron e parte em direção ao cavalo, mas antes diz uma frase interessante:

Quanto mais tempo soltos, mais eles se tornam quem são.

Entendi essa passagem como uma referência a eles mesmos, fazendo um bom contraponto a difícil adaptação a Alexandria. Quando Daryl está quase conseguindo laçar o cavalo, alguns zumbis o assustam e ele sai correndo. Daryl e Aaron eliminam a ameaça e seguem atrás de Buttons. Seguindo a trilha do cavalo, Daryl e Aaron conversam sobre adaptação, como as pessoas os veem e, de certa forma, como são parecidos. Aaron diz que as pessoas os enxergam com distinção, cada um por uma razão, mas que acostumar-se com a comunidade e com todo o resto é possível e que no fim, não é tão ruim.

Daryl e Aaron acham o cavalo, mas ele está encurralado por vários zumbis. Ao tentar ajudá-lo, Aaron quase é mordido, mas Daryl o ajuda. Por sua vez, Aaron mata um zumbi que estava se aproximando de Daryl. Eles não conseguem salvar o animal, então Aaron atira nele para poupá-lo da dor após as diversas mordidas que recebeu. Há um estreitamento evidente na relação entre os dois, e isso também serve como um quebrar de gelo de Daryl para com os habitantes de Alexandria, fato posteriormente comprovado.

Mais um dia normal

The walking dead 5 temporada s05e13 carol carl

Em uma espécie de reunião, Deanna dá instruções para os novos policiais da cidade, como proceder e quando agir. Deanna fala que as pessoas respeitarão a autoridade de Rick e Michonne como policiais porque acreditam naquele conceito e porque estão instruídas a isso. Deanna também recruta Maggie para trabalhar com ela, além de mostrar-se entusiasta com todas as futuras possibilidades de Alexandria.

Rick, como policial da cidade, mostra-se preocupado com a segurança do local, sugerindo patrulhas e evidenciando que os reais inimigos agora são as pessoas. Sasha se oferece para ser a vigia na torre, mas quando Deanna fala que não há ninguém fixo nesse posto de vigia Rick parece não acreditar, muito pelo excesso de confiança de Deanna dizendo que nada de ruim acontecerá. Após dizer que vai pensar sobre Sasha ser a vigia principal na torre, ela os convida para uma festa que acontecerá a noite em sua casa.

Rick anda pelas ruas de Alexandria e vê Carol conversando com outras mulheres da comunidade. Ela mantém a postura de fragilidade para manter as aparências. Carol e Rick comentam sobre a festa e concordam que será o melhor momento para executarem seus planos. Carol aparece no estoque com o pretexto de pegar alguma coisa, mas na verdade sua intenção é destrancar a janela para que seu plano possa dar certo. Quando Olívia se distrai com outros dois homens que estavam retirando armas, Carol consegue destrancar a janela sem ser percebida.

Festa em Alexandria

The-walking-dead-5-temporada-s05e13-abraham-rosita

A grande maioria do grupo aparece durante a confraternização. Rick conhece Reg, marido de Deanna, que consegue quebrar o gelo e faz com que Rick relaxe um pouco. Noah sente-se deslocado, mas Maggie e Glenn o integram dizendo que são uma família agora. Daryl observa a festa do lado de fora, mas decide não entrar. Quando estava voltando para casa passa por Aaron, que o convida para jantar. Daryl reluta, mas aceita o convite.

Quando Olívia chega na festa, é a deixa para Carol ir no estoque pegar as armas. Jessie, seus filhos e seu marido, Pete, aparecem e cumprimentam Rick. Pete parece muito mais sociável, diferente de quando deu as boas-vindas a Rick de forma estranha no episódio anterior. Rick e Jessie conversam enquanto Pete vai pegar uma bebida, ela fala sobre como todos já perderam algo naquele mundo e como aquele local tinha uma vista bonita, fazendo referência a todas as pessoas confraternizando. Sam, filho de Jessie aparece e carimba a mão de Rick com um “A” de Alexandria, ação que confirmaria que Rick agora era oficialmente membro da comunidade. Rick também se mostra mais sociável quando tenta ganhar a confiança de Sam, dizendo que poderia lhe conseguir mais biscoitos por conhecer a responsável por fazê-los.

Sasha chega na festa e é recepcionada por Spencer, filho de Deanna, que parece amigável, mas que inicialmente não ganha a simpatia da sobrevivente.

The walking dead 5 temporada s05e13 eric daryl

Após o jantar, Aaron mostra a Daryl uma motocicleta e diversas peças para ela em sua garagem. Ele releva que gostaria que Daryl fosse recrutador de Alexandria juntamente com ele, pois como Eric estava com o tornozelo lesionado não poderia mais fazer essa função. Aaron também evidencia o “dom” de Daryl em conseguir diferenciar as pessoas boas das ruins. Daryl aceita tal função com aquele ar de quem não quer dar o braço a torcer, dizendo: “Eu não tenho mais nada para fazer aqui mesmo”.

The walking dead 5 temporada s05e13 aaron daryl

Ainda na festa, Michonne e Abraham conversam e ele diz que se tudo der certo ela poderá aposentar sua espada. Não coincidentemente, ela estava com uma espada em miniatura em mãos enquanto o diálogo se desenrolava.

Talvez a parte mais marcante do episódio foi quando Carol é surpreendida por Sam, filho de Jessie, enquanto pegava as armas. Sam diz tê-la seguido porque Rick disse que ela poderia conseguir mais biscoitos para ele. Inicialmente, Carol tenta ser amigável e dissuadir o menino a não contar a sua mãe que a viu ali, mas não obtém sucesso. Em seguida ela vê que não há alternativa a não ser dissuadi-lo de forma mais contundente. Ela assusta o menino dizendo que ele acordaria em outro local, além dos muros e que coisas horríveis aconteceriam. É brilhante a sordidez da Carol nesse momento. Tudo para proteger seu disfarce e sua missão. Surpreendentemente, ela não mata o menino, fato que pensei que poderia ocorrer e, de certa forma convence-o a não falar nada. Vale destacar que esse convencimento deu-se através de uma forte tortura psicológica.

Final do episódio: Rick está enlouquecendo?

The walking dead 5 temporada s05e13 jessie rick

Jessie aparece com Judith no colo e inicia-se um diálogo onde Rick diz entender o que ela tinha lhe dito, que aquele lugar não era tão ruim no final das contas. Quando Judith começa a chorar, Jessie pergunta a Rick se ele quer segurá-la. Após pegar Judith, Rick e Jessie se aproximam e ele lhe dá um beijo.

Apesar de ser um beijo no rosto, a cena conseguiu transmitir malícia entre as partes. Rick a beija, eles se olham e lentamente se afastam, ambos com sorrisos no rosto. Rick naquele momento percebe que Alexandria, o lugar que não é tão ruim, pode ficar melhor. É difícil interpretar o que ele pensa, mas uma imagem vale mais que mil palavras, e a cena diz tudo, sem necessitar de um diálogo.

Ainda na festa, Sasha perde o controle quando uma mulher fala com ela sobre mais uma coisa trivial. Ela se incomoda com a superficialidade das pessoas e acaba tendo flashbacks das coisas ruins que já lhe aconteceram. No outro dia, quando estava passando pelos portões de Alexandria é abordada por Deanna que diz saber o que Sasha está passando. Sasha reluta dizendo que aquele lugar, esse tipo de vida pseudo normal, é uma ilusão. Deanna rebate dizendo que entende a relutância de Sasha, mas que ela está falando besteira.

The walking dead 5 temporada s05e13 michonne espada

Do lado de fora de Alexandria, se reúnem novamente Daryl, Rick e Carol, mas agora com as armas roubadas. Enquanto Carol e Rick se mantém fiéis a ideia original, Daryl recusa a arma e diz que vai dar uma chance ao local e que não quer a arma. Em outra cena simbólica Michonne literalmente pendura sua espada.

Na última cena do episódio, vemos o policial Rick fazendo uma ronda pelas ruas de Alexandria. Ele vê Pete e Jessie e retribui a saudação do casal mostrando o “A” em sua mão. Em seguida, ele os observa indo embora e põe a mão na arma que estava escondida em sua cintura. A forma como ele olha para Jessie, como se Pete fosse um empecilho, e a mão sobre a arma roubada é sinal que algo ruim pode acontecer. No que Rick está pensando?

Opinião

The walking dead 5 temporada s05e13 rick

Mais um ótimo episódio, na minha opinião. Podemos ver claramente a adaptação de Daryl no sentido de baixar a guarda e tentar fazer parte de Alexandria, assim como a boa participação de Aaron. A adaptação de Daryl, em diversos contextos, é muito condicionada pelo ambiente.

No momento em que Aaron mostrou que o entendia e que eles de certa forma até eram parecidos, ele começou a ficar mais sociável. Interessante ver que enquanto uns se adaptam, outros parecem que se perdem. Foi o caso de Sasha, que no fim do episódio diz para Deanna que aquilo tudo é uma ilusão.

E a grande questão é: Rick será o novo vilão? Já vimos ele dizendo no episódio passado que se a adaptação entre as partes não der certo, eles tomariam o lugar. Por que Rick está tendo tais atitudes sendo que em nenhum momento ninguém fez nada de ruim para eles? Ele estaria se tornando um novo Governador? Além de tomar o lugar Rick poderia tentar ficar com a Jessie a qualquer preço? Dicas sutis durante os episódios podem corroborar todas essas especulações.

Restam apenas três episódios para o fim da 5ª Temporada de The Walking Dead. Quais são suas expectativas para os próximos episódios e para a season finale?

O que achou do 13º episódio, Forget? Concordam ou discordam da postura adotada por Rick e seu grupo?

Deixem suas opiniões nos comentários.


➡️ Adicione o Geekdama ao seu feed do Google Notícias. Geekdama no Google News

➡️ Siga Geekdama nas redes sociais: Facebook | Instagram | Telegram | Whatsapp | Twitter

Encontrou erros ou informações desatualizadas nesta matéria? Tem sugestões? Entre em contato conosco.


Fernando Floriano
Fernando Florianohttps://www.arkade.com.br/author/fernando_floriano/
Você pode entrar em contato comigo por meio do Twitter: @ferflorianoo ou pelo e-mail: [email protected] / Find me at https://www.arkade.com.br/author/fernando_floriano/

Matérias relacionadas